… bom é quando faz mal.

Em forma: de “balão” ou “palito”?

Posted on: 26 novembro, 2008

blog_post_gordinho

Tenho que assumir que ver pessoas reclamando que estão acima do peso, me deixa meio puto. Simplesmente não consigo entender qual o mistério em não engordar. Há milhares de sites, revistas, produtos, etc, tudo focando no tal “emagreça rápido”. Mas quer saber? Você não precisa de nada disso. O segredo é bem simples: não coma. Logo, você não engordará.

Ironias à parte, onde quero chegar é que essas pessoas não sabem, que a verdadeira dificuldade está em conseguir engordar! É lógico que cada um tem um metabolismo diferente, e uma tendência maior ou menor à ganhar ou perder peso. Mas é muito mais fácil deixar de comer do que o inverso.

Evitar aquela lasanha de presunto ou a torta de chocolate, com cobertura de chantilly  e castanhas pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Mas se isso for um “crime” pra você, simplesmente deixe de fazer sempre e deixe a tentação para uma vez no final de semana. Agora imagina alguém que precisa não perder peso. Que precisa nunca esquecer a hora certa da refeição, contar exatamente o número de carboidratos e proteínas que precisa ingerir diariamente, se preocupar se a quantidade de energia consumida não é inferior à energia gasta, pensar no tipo de alimento, diversidade, quantidade certa, qualidade, etc, etc, e manter isso praticamente todos os dias da sua vida.

Todo esse papo não surgiu agora, mas nos últimos dias me fez ter vontade de escrever, pois eu sou uma pessoa que tem extrema dificuldade em “engordar” e extrema facilidade em perder peso. Meu metabolismo me odeia, e meu corpo é acelerado até dizer chega. Durante muitos e muitos anos fui magrelo. Creio que dos 13 ao 20 e poucos, com algumas fases mais “cheinho” e outras mais “cadavéricas”. Há pouco tempo, consegui ganhar quase 8 kilos apenas, durante longos 10 meses. Na verdade durante 6 ou 7 meses, e no resto apenas manutenção – ou seja, sem perder. Isso porque eu gastava em média 300 reais por mês somente com essa meta, entre alimentação, academia, suplementos* (que até hj fuderam com meus hormônios e pareço que voltei à puberdade). Ainda estava longe de chegar no meu objetivo, mas em menos de 2 meses sem essa vida regrada, com uma alimentação básica (o que eram 6 vezes ao dia se tornaram 2 ou no máximo 3), e quase que sedentário, já perdi quase a metade.

Enfim… essa historinha toda, apenas para mostrar que não são apenas os gordinhos que passam por problemas. Ainda não estou “seco”, e vou tentar não chegar lá. É apenas uma questão de estar bem consigo mesmo, e não de alcançar um “visual ideal”. No fim, o mais importante é mesmo a saúde.

* Suplementos não é “bomba”, ok? Para quem é ignorante no assunto, trata-se de “acréscimos” nas refeições, mas que por se tratar de proporções muito além dos alimentos normais em questões de minerais, vitaminas, etc, podem alterar algumas funções normais da pessoa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Perfil


GRINGO. Também conhecido como Rafael. "Jack of all trades, master of none" - Competente em muitas coisas, especialista em nenhuma. Carioca, mas um dia ainda vai conseguir ir morar no Sul. Fotógrafo, designer, redator e editor de vídeo - mais ou menos nessa ordem. Já foi jornalista underground, editor de site de música e produtor de shows. Amante incondicional de tequila, mas não dispensa a boa e velha roda de cerveja com os amigos. Amante também da arte, em todos os aspectos. Deveras sonhador, mas determinado o bastante para conseguir as coisas que almeja. Violent mood swings: Humor um tanto quanto instável, embora as mudanças felizmente não durem muito tempo. Realista. Teimoso. Senso crítico apurado. Melhor amigo de Murphy.

Visitas

  • 9,619 hits

RSS Inside Techno

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
%d blogueiros gostam disto: