… bom é quando faz mal.

The Dresden Files

Posted on: 10 fevereiro, 2009

titulo_thedresdenfiles

No post anterior, eu comentei que havia começado à assitir uma série antiga, chamada The Dresden Files. Enfim, terminei de assistir todos os 12 episódios da primeira e única temporada. A série foi transmitida entre Janeiro e Abril de 2007, pelo canal norte-americano SciFi Channel, e baseado no livro de mesmo nome, do autor Jim Butcher.

foto_dresden1Ela conta a história de Harry Dresden, um feiticeiro que perdeu o pai quando criança, e após viver com o tio (também feiticeiro) e ser treinando todo resto de sua vida pelo fantasma aprisionado de Hrothbert of Bainbridge (que também atende por “Bob”), vive nos dias atuais em Chicago, prestando serviços ao público civil para resolver “problemas incomuns”, ou basicamente com relações sobrenaturais. Na sua vida também está a detetive da polícia de Chicago, Tenente Connie Murphy, com quem Dresden trabalha como consultor, sempre que acontece algum crime de proporções misteriosas.

Durante os 12 episódios, há todos os tipos de ameaças, incluindo tanto os mais clássicos, tais como vampiros, lobisomens, demônios e fantasmas, como também outros feiticeiros, usuários de magia negra, entidades de épocas antigas e criaturas místicas. Inclusive, Dresden não está sozinho nesse mundo da magia. Existe um Alto Conselho, no qual fazem parte outros feiticeiros, e que zelam pelo balanço dos poderes no mundo dos mortais. Em geral, esse Conselho não gosta do protagonista, que vai revelando os motivos durante os episódios que seguem.

foto_dresden2Ao lado de Harry Dresden, está também o fantasma de Bob, um outro feiticeiro que foi aprisionado em seu próprio crânio há anos atrás, devido à um obscuro motivo. Ele tem suas limitações, mas está sempre ajudando Harry com feitiços, idéias e explicações sobre o ocultismo. Outros personagens também têm papel marcante e recorrente na série, tais como Donald Morgan (guardião do Alto Conselho e poderoso feiticeiro, que tem o poder de “aparecer e desaparecer” quando quer), Bianca (uma poderosa e temida vampira, líder da Corte Vermelha, e que tem forte influência na cidade), Justin Morningway (tio de Harry, e que apesar de estar definido como morto, está presente em diversos misterios durante o seriado e é peça-chave na história), Laura Ellis (garçonete de uma lanchonete local, por quem Harry mantém uma tentativa de relacionamento amoroso), e por fim, o detetive Sid Kirmani, parceiro da Tenete Murphy, meio bobão e totalmente cético quanto à capacidade do feiticeiro.

O que mais deixa a série charmosa, além da ficção e tudo em torno da magia e o sobrenatural com uma ambientação de investigação policial, é o tom divertido e descontraído da personalidade de Harry e Bob, nos fazendo dar risadas aqui e ali, principalmente com o jeito irônico e meio atrapalhado e Harry Dresden. Outro ponto interessante é que algumas coisas mágicas foram convertidas para a realidade contemporânea, tais como a varinha mágica que é substituída por uma baqueta (de bateria mesmo) e o um taco de hockey que entra no lugar do cajado.

foto_dresden3Infelizmente, a série foi encerrada em 2007 mesmo, e os produtores não tem a intenção de voltar, mesmo com uma campanha realizada por fãs em setembro do mesmo ano, para que o show retornasse. Talvez o motivo seja tantas séries com uma ambientação parecida, mas que particularmente em The Dresden Files, a empatia dos personagens, a caracterização, e o modo como as histórias são conduzidas, me fizeram ter a preferência. Ainda espero que algum dia tenhamos mais alguma coisa à respeito, nem que seja um longa metragem. De qualquer maneira, aconselho à quem interessar o tema, à procurarem em algum lugar para baixar.

Anúncios
Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Perfil


GRINGO. Também conhecido como Rafael. "Jack of all trades, master of none" - Competente em muitas coisas, especialista em nenhuma. Carioca, mas um dia ainda vai conseguir ir morar no Sul. Fotógrafo, designer, redator e editor de vídeo - mais ou menos nessa ordem. Já foi jornalista underground, editor de site de música e produtor de shows. Amante incondicional de tequila, mas não dispensa a boa e velha roda de cerveja com os amigos. Amante também da arte, em todos os aspectos. Deveras sonhador, mas determinado o bastante para conseguir as coisas que almeja. Violent mood swings: Humor um tanto quanto instável, embora as mudanças felizmente não durem muito tempo. Realista. Teimoso. Senso crítico apurado. Melhor amigo de Murphy.

Visitas

  • 9,657 hits

RSS Inside Techno

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
%d blogueiros gostam disto: