… bom é quando faz mal.

MPB – Música Pesada Brasileira

Posted on: 6 agosto, 2009

Quando se fala em música brasileira, logo vem à cabeça: bossa nova, samba, pagode, axé, etc. Apesar de muita gente desconhecer, existe uma outra cultura, eu diria até que bem rica e variada, escondida no que alguns consideram como “underground”. Rock, metal, hardcore, punk e por aí vai. Não estou falando de NX Zero, Fresno, Strike e afins. Muito pelo contrário, é triste ver que essas bandas acabam distorcendo o que é a verdadeira cena rock brasileira. Uma pena que eles ocupem o espaço disponível na mídia, e escureçam ainda mais o que temos à mais para oferecer.

Não que eles não possam ter seu lugar no paraíso. Mas o grande problema é a mídia ter esse defeito de cegar as pessoas do que temos ao redor. Apesar de escondido, isolado e desconhecido, essas bandas andam por aí com uma legião de fãs, lotando casas de shows independentes, vendendo cds, e até fazendo nome no exterior. Algumas bandas que ninguém nunca ouviu falar no Brasil, são conhecidíssimas lá fora, e vez ou outra estão fazendo turnês pela Europa, só como exemplo.

E antes que eu transforme esse artigo em algo ainda mais polêmico, confira abaixo algumas bandas brasileiras que fizeram, e algumas que ainda tentam fazer seu papel no cenário da música pesada brasileira.

___

Confronto – “Santuário das Almas
Uma das bandas nacionais com maior reconhecimento no exterior. Esse clipe é seu mais recente lançamento. Grande expoente do metal/hardcore nacional.

Fim do Silêncio –Ausência
Gravação antiga, mas de uma banda que ainda luta nos dias atuais por seu espaço. Outra que tem um grande reconhecimento lá fora. Outro grande expoente do metal/hardcore nacional.

Paura – Soultrap
Essa banda paulista é super conhecida no “meio alternativo” e já teve inclusive algumas aparições na TV. Tem um som baseado no hardcore novaiorquino, bem semelhante aos americanos do Hatebreed.

E>D>C – Doce Sal
Em um estilo um pouco mais “suave”, comparado às anteriores. Não tenho conhecimento se ainda estão na ativa. Representantes do new metal brasileiro.

Unfashion – Faixa Desconhecida
Banda mineira extinta há alguns anos. Considero o que foram uma das melhores no estilo, que já tivemos por aqui. Um dos repercursores do new metal no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Perfil


GRINGO. Também conhecido como Rafael. "Jack of all trades, master of none" - Competente em muitas coisas, especialista em nenhuma. Carioca, mas um dia ainda vai conseguir ir morar no Sul. Fotógrafo, designer, redator e editor de vídeo - mais ou menos nessa ordem. Já foi jornalista underground, editor de site de música e produtor de shows. Amante incondicional de tequila, mas não dispensa a boa e velha roda de cerveja com os amigos. Amante também da arte, em todos os aspectos. Deveras sonhador, mas determinado o bastante para conseguir as coisas que almeja. Violent mood swings: Humor um tanto quanto instável, embora as mudanças felizmente não durem muito tempo. Realista. Teimoso. Senso crítico apurado. Melhor amigo de Murphy.

Visitas

  • 9,595 hits

RSS Inside Techno

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.
%d blogueiros gostam disto: